fase-01

Fase 1: Origem do resíduo

A ComBio utiliza biomassa de origem legal e ambientalmente sustentável. Considera-se Biomassa qualquer resíduo oriundo de atividades agrícolas e de reflorestamento. Boa parte do material que utilizamos não era aproveitada e, eventualmente, sequer possuía destinação adequada.

Cavaco 200p

Fase 2: Trituração e preparo

Em alguns casos, a biomassa precisa ser processada. Em nossa unidade florestal localizada no município de Capão Bonito, por exemplo, recolhemos os resíduos da colheita de Eucalipto e trituramos o material de modo a viabilizar uma logística eficiente, além de adequar o produto à necessidade de nossas caldeiras.

Cavaco 200p

Fase 3: Logística e Transporte

Um dos principais custos da cadeia de produção de biomassa é a logística. O produto, por ser muito volumoso e ter baixo valor agregado, não permite custos elevados no transporte. Por esta razão, utilizamos carretas de máxima cubagem, minimizando o custo de logística.

fase-04

Fase 4: Armazenamento da biomassa

Toda unidade de vapor da ComBio possui estrutura para armazenamento de biomassa. Como o fornecimento de material é just in time, este estoque de segurança, suficiente para aproximadamente cinco dias, traz conforto quando há imprevistos na logística do material.

fase-04

Fase 5: Geração do Vapor

Nesta etapa, a biomassa chega até a fornalha da caldeira através de um sistema de alimentação. A partir da queima, o gás quente oriundo deste processo aquece a água. O vapor gerado segue, então, por uma tubulação, até ser entregue na linha industrial do cliente, de acordo com as especificações técnicas pré-estabelecidas no Projeto.

fase-05

Fase 6: Controle e destinação dos resíduos

Completando nosso ciclo sustentável, utilizamos equipamentos que retêm as partículas de fuligem que poderiam ir para atmosfera, tornando invisível, para os olhos, os gases liberados pela chaminé. O CO² emitido foi absorvido pela biomassa em seu ciclo vegetativo, portanto, considera-se este um “balanço neutro de emissões”.Já as cinzas são destinadas para empresas de compostagem e para a produção de fertilizantes orgânicos.